terça-feira, 24 de maio de 2011

Quem foi Pasteur?

Não muito afastado do túmulo de Napoleão, e em tremendo contraste, está o túmulo de Pasteur. Que fez Pasteur pela humanidade? Não é muito fácil enumerar tudo, pois não houve fanfarras acompanhando seus atos.
Seu uniforme era apenas um avental manchado pelos ácidos. No entanto, fez ele incalculáveis contribuições à medicina, como os anti-sépticos na cirurgia. Fartamente conhecida é a sua contribuição no campo dos soros e vacinas. Cada pessoa vacinada contra alguma doença constitui-se em glorioso troféu de suas pacíficas vitórias.
Quando falamos de “leite pasteurizado” nem sempre estamos conscientes da obra de Pasteur, embora de certo modo o estejamos homenageando. Nos seus trabalhos, mais de uma vez pôs em risco a própria vida, e às observações feitas por amigos a respeito disso, respondia: “Que importância tem? A vida real é a que vivemos no meio dos perigos, a vida de sacrifício, de exemplo, de frutificação”.
Pouco antes de expirar, falou a um grupo de estudantes: “Moços… vivei até que chegue o dia em que possais gozar a imensa felicidade de verificar que contribuístes, de algum modo, para o progresso e o bem da humanidade”.

Fonte: Maxmode e estudos.gospelprime.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário