sexta-feira, 25 de março de 2011

Retrospectiva histórica da IPB em Capoeiras – PE - PARTE 1


"A partir de hoje, vamos postar um pouco da história da nossa Igreja, uma breve retrospectiva  dos últimos cinco anos da congregação capoerense, além de textualmente, apresentaremos também algumas fotos." (Missionário Valdemir Junior) 

"Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?"
(Salmo 116.12)
Fachada da Igreja em 2007
Período: 2005 - 2007 
                A Igreja Presbiteriana do Brasil chegou a Capoeiras, por meio de intervenção divina, em março de 2005. Através da união das igrejas do presbitério de Garanhuns (IPB de Heliópolis, IPB Central e IPB Filadélfia, dentre outras), o projeto Novos Campos da Junta de Missões Nacionais (JMN) da IPB e outros parceiros como a Igreja Reformada de Siloé – CE, a IPB de Vila Mariana – SP, além do Instituto Bíblico do Norte, foram abertos três campos missionários nas cidades de Caetés, Capoeiras e Venturosa.
Pastor Mariano e sua esposa Fabiana

Missionária Tailane
Missionária Joseane










Para o campo missionário de Capoeiras foram enviados os alunos do IBN: a missionária Tailane Gomes e o missionário Eduardo dos Santos, juntamente com sua esposa Gilmária e seus três filhos, além destes o campo contou com a ajuda da missionária Josiane. 
Inicialmente a Igreja Presbiteriana de Capoeiras foi localizada na Rua Januário Guimarães, onde permaneceu durante os seus dois primeiros anos. 
Missionário Eduardo dos Santos
O missionário Eduardo permaneceu à frente do trabalho durante o período de 2005 a 2007, durante esse período foram realizados diversos trabalhos, como cultos ao ar livre, trabalho infantil na creche, visitas a cadeia, e até visitas ao sítio Ibé (comunidade quilombola da cidade – 1º culto: 23/10/2007), além de ações evangelísticas e sócias, que contaram com a presença de membros de igrejas presbiterianas, além do grupo Sal da Terra, parceiros na criação e mantenedores do programa de rádio: Sara Nossa Terra (25 e 26/03/2006) e em outras oportunidades contou com a presença da Igreja Batista Missionária de Recife, grupo esse liderado pela missionária Aciole.
Gilamária, esposa de Eduardo
Durante o primeiro ano de 2005 o missionário Eduardo contou com o auxílio do irmão José Pinto, e da já presente irmã Cícera e das freqüentes visitas do missionário responsável pelo campo de Caetés, o irmão Severino, no início do ano de 2006 o grupo receberam o reforço do casal recém chegado à cidade, Valdemir Junior e Glaucia, que juntamente com o missionário Eduardo, formaram a primeira liderança da congregação, sendo oficializado o cargo de tesoureira para Glaucia. Nesse ano a cogregação conatava com o auxílio do Pastor Irineu, na realização dos sacramentos (ceia do Senhor e batismo).
Pastor Irineu Ferreira
Irmão José Pinto e família
No dia 8 de dezembro de 2006 foi comprado o terreno, para sediar a igreja, na Rua Manoel Victor, com o investimento do Projeto Novos Campos, da JMN. Durante meados de 2006, chegaram à cidade mais uma família que iria se tornar futuros membros da igreja, advindos de São Paulo, onde foram membros da Igreja Deus é amor, os irmãos Milton e Silene, juntamente com suas duas filhas passaram a fazer parte do pequeno grupo.
Missionário Valdemir Junior e sua esposa Glaucia
No dia 10 de março de 2007, foi realizado a inauguração oficial do novo templo da IPB Capoeiras, neste mesmo ano o campo de Capoeiras, passou a ser oficialmente congregação da Igreja Presbiteriana de Heliópolis de Garanhuns, sob a tutela do Pastor Samuel Vitorino. O culto de inauguração contou com a representação de diversas igrejas presbiterianas da cidade de Garanhuns, através dos seus pastores, além do pastor Samuel, havia a presença do pastores: Mariano (coordenador e responsável direto dos campos, da IPB Filadélfia), José Cruz (IPB de Manancial) e Ernando (IPB do Planalto) e também havia a presença do carismático missionário de Caetés, Severino e família, durante culto foram recebidos como membros da Congregação Presbiteriana de Capoeiras os irmãos: Valdemir Junior (também missionário do campo), José Pinto, os irmãos Milton e Silene, e a irmã Lenita. No inicio deste ano foi batizada e recebida como membro a irmã Denize Inácio da Silva, hoje residente em São Bento do Una, primeira membro do campo de Capoeiras. Nesse ano a congregação contou com o auxilio da missionária Késia Ferreira, aluna do Instituto Bíblico do Norte (IBN), encarregada do trabalho com as crianças.
Missionária Késia

Pastor Samuel Vitorino
No último mês do ano de 2007, no dia 16, foram batizados e recebidos como membros os seguintes irmãos: José Francisco dos Santos e sua esposa Maria Aparecida de Oliveira Santos e como membros não comungastes os seus filhos (Melquisedec, Lucas, Tiago e Penélope), Givaldo Paes da Silva e sua esposa Maria Sueli do Nascimento, e também a Maria Izabel da Silva (a irmã Socorro), d. Maria Barbosa da Silva e o irmão Carlos Alexandre da Silva. Esse foi também o último ano do missionário Eduardo dos Santos.


Batismo e profissão de fé
 
Terreno da congregação
Grupo de louvor
Interior da Igreja
Terreno da congregação

 ATIVIDADES EVANGELÍSTICAS E AÇÃO SOCIAL 
EM CONJUNTO COM A IGREJA BATISTA MISSIONÁRIA DE RECIFE

Irmãos da Igreja Batista Missionária de Recife




Missionária Aciole - evangelismo
Corte de cabelo
Atendimento odontológico














Culto evangelístico

Trabalho infantil
Distribuição de cesta básica    
Aferição de pressão arterial                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário