terça-feira, 15 de março de 2011

João e a Regeneração - Anthony Hoekema

João faz diversas referências à regeneração na sua primeira epístola. Tais passagens reforçam que a regeneração é revelada por comportamentos específicos.

Em I João 2.29 aprendemos que a pessoa regenerada prossegue em fazer o que é justo: "Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele". O verbo traduzido por "é nascido" está no tempo perfeito (gegennetai), indicando que a pessoa foi regenerada no passado e continua a mostrar no presente as evidências dessa regeneração.

Aprendemos de I João 3.9, que aquele que foi regenerado não continua vivendo em pecado: "Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática do pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus". A expressão "viver na prática do pecado", é traduzido de hamartian ou pioiei; o tempo do verbo indica ação contínua. O significado é: "não prossegue em fazer e ter prazer no pecado, com completo abandono". "Não pode viver pecando" é tradução de ou dynatai hamartanein; o verbo "pecar" é outra vez usado no tempo presente. João quer dizer que a pessoa regenerada não é capaz de continuar pecando com prazer, isto é, de viver em pecado. "O crente pode cair em pecado, mas não pode andar nele".

I João 4.7 nos diz que a pessoa regenerada ama seus irmãos: "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus". A palavra "amor" usada aqui, agapao, implica abnegação, o tipo de amor exemplificado por Cristo. Quem é nascido de novo, João diz, prossegue amando altruisticamente a seus irmãos.

Em I João 5.1, lemos que a pessoa regenerada tem fé: "Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus". Em oposição às opiniões dos que dizem que a fé antecede a regeneração, essa passagem mostra que a fé é evidência externa da regeneração.

Aprendemos de I João 5.4 que aquele que é regenerado vence o mundo: "Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo". "Mundo", como é freqüentemente usado por João, significa o mundo em inimizade para com Deus, como fonte de tentação e pecado. Em I João 2.15, João adverte seus leitores a não amar o mundo nem o que nele há. Na passagem que estamos considerando, João assegura-nos de que aquele que é nascido de novo não será vencido pelas tentações do mundo, mas sairá vitorioso.

João afirma em I João 5.18 que a pessoa regenerada é tão guardada por Cristo que não cairá jamais da fé: "Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive em pecado (ouch hamartanei; o verbo está outra vez no tempo presente); antes, aquele que nasceu de Deus o guarda, e o maligno não lhe toca.Tal como em 3.9, João diz que aquele que nasceu de novo não continua a viver em pecado. Por "Aquele que nasceu de Deus", João quer dizer Cristo, que era o Filho de Deus de maneira singular. Cristo guarda a pessoa regenerada de forma que o diabo não pode fazer-lhe mal – não pode causar ferida mortal (Calvino). A pessoa que nasceu do alto, então, não cairá da graça, pois ele ou ela é guardado disso, por Cristo.

Aprendemos da primeira epístola de João que a pessoa regenerada tem sua vida marcada pelas seguintes características: é justa, não vive continuamente em pecado, ama seus irmãos, crê que Jesus é o Cristo, e obtém vitória sobre o mundo. Se alguém perguntar: Como posso saber se sou regenerado?,A resposta será pedir-lhe que procure as evidências, pois João diz que elas são as marcas de quem nasceu de novo.

Do livro A VOCAÇÃO EFICAZ - Anthony Hoekema - Salvos pela graça; a doutrina bíblica da salvação (São Paulo: Cultura Cristã, 1997)
 
Fonte: www.hebert.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário