domingo, 13 de março de 2011

Veneração: desculpa ou ignorância?

“Ninguém pode servir a dois senhores; (...)”  
(Mateus 6. 24)

Estamos se aproximando de mais uma data festiva na nossa cidade, pois no próximo fim-de-semana será comemorado pela população acentuadamente religiosa, mais uma festa do padroeiro da cidade: São José.
E como é de praxe, os devotos procuram (muito bem ou mal orientados) defender-se das palavras duras, contudo verdadeiras, dos crentes que os alertam quanto o terrível pecado da idolatria.
Porém, os devotos do santo, justificam que não cometem esse pecado, pois apenas veneram o santo, alguns usam a fútil desculpa que as imagens são utilizadas como as fotos para lembrar alguém. Diante dessa informação, pensamos na confusão que há na mente dos mesmos, procuramos esclarecer um pouco sobre essa palavra VENERAR.
Primeiro, gostaria de deixar bem claro, que respeitamos a fé de todos, contudo não concordamos que muitas almas se percam por falta de conhecimento.
                A palavra venerar, de acordo como site dicionarioinformal.com.br, possui como significado: prestar culto a algo sagrado; respeitar ou admirar muito; adorar (que por sua vez tem como significado: render culto [a vida ou divindade]; venerar, muito querido, amar extremamente), o site dicionarioweb.com.br, ainda reforça que a palavra venerar possui como sinônimos as palavras: cultuar  e  idolatrar,  vale apena conferir ainda a definição do site definition-of.net.
Todavia, se apesar de aparecer alguma dúvida quanto ser correto ou não a veneração de imagens, leia o que diz a PALAVRA DE DEUS no livro de Êxodo: NÃO FARÁS para ti IMAGEM DE ESCULTURA, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. NÃO AS ADORARÁS, nem lhes darás culto; (...)” (Êx.20.4,5).
E além deste, leia também Isaías 44.9 – 20; Salmo 115 ou o 135, respectivamente o 113 e 134 na Bíblia católica, observe também as atitudes de Pedro (Atos 10.25,26) e Paulo (Atos 14.15) quando alguém quis adorá-los.  
                Por fim atente aos capítulos 13 e 14 do livro de Sabedoria da Bíblia católica.
                Lembre-se o ato de prostrar-se indica que você considera alguém ou algo como seu deus, além disso esse ato significa: humilhar-se em postura de súplica ou de ADORAÇÃO, agindo dessa maneira contraria a vontade de Deus: “Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto.” (Jesus – Mateus 4.10b).
               
Loucura De Quem Adora Os Ídolos

“Eis que um artista hábil corta do bosque um tronco direito, e destramente lhe tira toda a casca, e, valendo-se da sua arte, faz com esmero uma peça útil para uso da vida, e os restos daquela obra emprega-os para cozinhar a comida, e quanto ao resto de tudo isto, que para nenhum uso é útil, por ser um madeiro torto e cheio de nós, vai-o esculpindo cuidadosamente nas horas livres, e pela pericia de sua arte dá-lhe uma figura, e configura-o à semelhança dum homem, ou faz dele a imagem de algum animal, dando-lhe vermelhão, e pintando-o de uma cor encarnada, e encobrindo todas as manchas que nele a; depois prepara-lhe um nicho conveniente, pondo-o numa parede, e segurando-o com algum ferro, usando com ele desta precaução, para que não caia, reconhecendo que (o deus) se nos pode ajudar a si mesmo, porque é uma estatua e tem necessidade de auxílio. E, fazendo-lhe votos, consulta-o a respeito dos seus bens, e dos seus filhos, ou dum casamento. Não se envergonha de falar com aquele madeiro, que está sem alma; e roga pela saúde a um invalido, e pede a vida a um morto, e invoca em seu socorro um inútil; e recorre àquele que não pode andar; e para as suas compras, suas empresas, e para o bom êxito de todas as suas coisas implora a quem é incapaz de tudo.” (Livro de Sabedoria 13.10 – 19)


Que o Senhor Jesus abençoe grandiosamente
e liberte a todo que tem esse terrível pecado
da idolatria no seu coração. Amém!
Missionário Valdemir Junior

Nenhum comentário:

Postar um comentário