sábado, 5 de fevereiro de 2011

HISTÓRIA DO HINO: Sou feliz, com Jesus meu Senhor


Título original: "It is well with my soul" - Tudo bem com a minha alma
Autor - Letra original inglesa: Horatio Gates Spafford.
Compositor - Música: Philip Paul Bliss
Tradutor - Letra portuguesa: William Edwin Entzminger


Este hino foi escrito por Horatio G. Spafford (1828-1888). Meses antes do grande incêndio que atingiu a cidade de Chicago, em 1871, Horatio tinha feito pesados investimentos financeiros em uma área que foi totalmente destruída pelo fogo. Não bastasse esse terrível abalo financeiro, Spafford passou por uma dolorosa perda de um filho. Esta morte trouxe grande sofrimento para toda a família. O piedoso advogado, procurando um tempo de refrigério e descanso, resolveu viajar com a esposa e as 4 filhas para a Europa, onde se encontraria com Moody e Sankey em uma cruzada evangelistica na Inglaterra, em 1873.

Em novembro daquele ano, devido a inesperados compromissos de negócios, Spafford precisou permanecer em Chicago; mas ele enviou sua esposa e as suas 4 filhas conforme já estava programado no navio S.S. Ville du Havre. Sua expectativa era seguir viagem dias depois. No dia 22 de novembro de 1873, o navio sofreu um acidente e naufragou em 12 minutos. Dias depois, os sobreviventes finalmente chegaram em Cardiff, no Pais de Galles, e a senhora Spafford mandou um telegrama ao seu marido:"SALVA, PORÉM SÓ". As 4 filhas morreram naquele naufrágio. Imediatamente após receber o telegrama da esposa, Spafford tomou um navio e foi ao encontro de sua esposa. Spafford escreveu a letra deste hino quando outro navio, que o transportava para a Inglaterra, chegou perto do local da tragédia. Spafford escreveu a letra deste hino.




Como nos acostumamos com as traduções/versões das músicas em nossa própria língua, perdemos a profundidade e inspiração das letras originais dos hinos. Diante da história contada, apresento a tradução literal do hino e depois a versão mais conhecida em português.

Philip P. Bliss (1838-1876), o compositor da belíssima melodia do hino, era um pregador batista, cantor e prolífico escritor de hinos espirituais. Tão impressionado ficou com a experiência de Spafford, que se apressou a compor uma música para o hino. Foi publicado no Sankey-Bliss Hymnals, Gospel Hymns n. 2. Pouco depois de compor a música de It is well with my soul, o próprio Bliss morreu em um acidente de trem, com 38 anos.

FONTES:

http://www.adboasnovas.com.br/textos/soufeliz.html
http://paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com/2010/11/se-paz-mais-doce-sou-feliz-com-jesus.html

TRADUÇÃO LITERAL

Quando a paz, como um rio, atravessa o meu caminho
Quando tristezas como as ondas do mar me inundam
Seja o que for a minha porção,
Tu me ensinas que tudo está bem com a minha alma.

Tudo está bem, tudo está bem com minha alma.

Ainda que Satanás me ataque, se provações me vêm
Que eu deixe esta segurança controlar-me:
Cristo já considerou a minha triste situação,
E derramou o Seu próprio sangue pela minha alma.

Para mim, portanto, viver é Cristo daqui pra frente.
Se o Jordão acima de mim rolar,
Nenhuma dor intensa provarei,
Pois na morte e na vida Tu hás de sussurrar paz para a minha alma.

Senhor, é por Tua vinda que nós esperamos
O céu, e não o túmulo, é o nosso alvo.
Ó trombeta do anjo, ó voz do Senhor,
Esperança e descanso abençoados da minha alma!


VERSÃO CONHECIDA EM PORTUGUÊS
Se paz a mais doce me deres gozar,
Se dor a mais forte sofrer,
Oh! seja o que for, tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou!

Sou feliz com Jesus, sou feliz com Jesus, meu Senhor!

Embora me assalte o cruel Satanás
E ataque com mil tentações,
Oh! certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!

Meu triste pecado, por meu Salvador,
Foi pago de um modo cabal;
Valeu-me o Senhor, oh! mercê sem igual!
Sou feliz! Graças dou a Jesus!

A vinda eu anseio do meu Salvador
Virá conduzir-me ao Lar:
O céu, onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor!

Fonte:paulodiasnogueira.blogspot.com

6 comentários:

  1. Obrigado por compartilha tal história que nos faz e muito rever nossos conceitos de cristianismo. Que o Senhor te abençoe muito.

    ResponderExcluir
  2. Palavras edificantes. Exemplo de um cristão que nos inspira a sermos melhores em nossa caminhada com Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito deste hino,agora mais ainda ao conhecer essa historia edificante...

    ResponderExcluir
  4. Digite seu comentário...Triste acontecimento mas em tdo este homen deu graças a Deus, é uma lição de vida para a nova geração

    ResponderExcluir
  5. Já conhecia, em parte, esta história mas, não com esta profundidade. Parabéns a quem nos deu o prazer de saber que mesmo nas maiores aflições, Deus se faz presente em nossas vidas. Glórias a Deus todo poderoso!

    ResponderExcluir
  6. Legado que nos faz refletir sobre nossa fé e mesmo tempo, saber que com o Senhor saltarem os muralhas.

    ResponderExcluir