sexta-feira, 8 de julho de 2011

A caminhada vida em Cristo

“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (João 15. 5)

Na nossa caminhada de vida com Cristo não podemos perder de vista que precisamos sempre crescer e nos tornar frutíferos para o reino de Deus. Alguém já disse que quando paramos de crescer, morremos. Como igreja, estamos refletindo sobre os princípios para uma vida de aliança em Cristo. Hoje vamos olhar com mais profundidade o Princípio do Crescimento. No evangelho de João 15.1-5 Jesus nos apresenta a linda figura da videira e dos ramos. Destacamos as etapas que passamos em nossa caminhada de Vida em Cristo:

Vida Nova

“Todo ramo que, estando em mim…” (v 2). Estávamos separados do Pai, o agricultor (Isaías 59.2). Estávamos mortos em nossos delitos e pecados (Efésios 2.1; 2.5; Colossenses 2.13) e destinados à morte eterna. A boa notícia é que fomos enxertados em Jesus Cristo e novamente ligados a Deus, pois Deus “estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões…” (2 Coríntios 5.19). Agora, “se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Coríntios 5.17). Nos tornamos “filhinhos”, pois nossos pecados foram perdoados por causa do nome de Jesus (1 João 2.12). Isto é Vida Nova.

Vida Vitoriosa

“Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado” (v 3). Gerados novamente em Cristo precisamos continuar crescendo e nos tornar fortes o suficiente para vencermos o Maligno (1 João 2.13). Através da Palavra de Deus somos limpos de tudo o que nos impede de termos uma vida vitoriosa. Ao permanecermos em Cristo, somos alimentados pela seiva do Espírito Santo, pouco a pouco, em um processo de santificação. Assim, estamos plenamente certos de que aquele que começou uma boa obra em nossas vidas, irá completá-la até o Dia de Cristo Jesus (Filipenses 1.6). Isto é Vida Vitoriosa.

Vida Frutífera

“quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer” (v 5). Ao sermos fortalecidos pelo Senhor somos levados a nos tornarmos pais (e mães) espirituais (1 João 2.13-14). Todo ramo infrutífero é cortado, o frutífero é limpo (v 2), pois fomos designados por Cristo a irmos e darmos frutos que permaneçam (João 15.16). Assim, não basta gerar, é preciso cuidar até que os filhinhos cresçam, se fortaleçam no Senhor e possam gerar novos frutos. Fomos gerados para gerar a outros, somos discipulados para discipular a outros, somos cuidados para cuidar de outros. Isto é Vida Frutífera.
Como igreja temos um alvo e nos comprometemos a continuar crescendo para tirar o pecador do reino das trevas e conduzi-lo para o reino da maravilhosa luz do Senhor, levá-lo da imaturidade para maturidade Cristã e da maturidade Cristã para liderança dando frutos, mais frutos e muitos frutos.

Fonte: IPILON/estudos.gospelprime.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário